Apdj

11/05/20

Neste tempo em que estamos isolados e distantes socialmente, o prazer em comunicar torna-se um verdadeiro desafio para pais e filhos. Esta situação gera dúvidas, incertezas, pelas várias restrições, mas é também, uma oportunidade de aprofundar o quem é quem, sendo possível criar relações mais autênticas, fortes e duradouras.

Spinner emoções

09/04/20

Qual é a emoção? Imagina a situação! O que dirias? Todas as emoções são válidas, vêm e vão, e aceitá-las ajuda a criança a lidar com elas. A capacidade de as exprimir tem um papel fundamental na vida permitindo-nos criar laços afetivos, influenciando as nossas decisões, o nosso comportamento e dando-nos informação sobre o nosso mundo interior.

Escrever sem erros

30/03/20

Descubra as estratégias que ajudam os pais e professores a promover o desenvolvimento da ortografia nas crianças. Todas estratégias são definidas em conjunto e devem ser adaptadas ao método de ensino, a etapa de aprendizagem, aos interesses, idade e fase de desenvolvimento em que a criança se encontra.  

O Nosso T2

09/03/20

Questões mais frequentes sobre a aprendizagem da leitura e escrita. Com que idade é que a criança começa a aprender a ler e escrever? O meu filho fala mal, pode escrever como fala? Desenha letras em espelho, é normal? No final do 2º ano, ainda lê lentamente, é comum?

Júlia

12/03/20

"É difícil aceitar que os filhos tem dificuldades e não caminham ao mesmo ritmo dos outros.  É fundamental aliviar a culpa e a pressão que é sentida pelos pais, estando atentos às conquistas que a criança faz e não o que já deveria ter adquirido! (...)  quando a aprendizagem está ligada aos afetos é mais fácil aprender.

Delas

18/02/20

Estratégias para incentivar o seu filho a gostar a ler e escrever: escolha livros desafiantes e motivadores, leia em voz alta; convide a criança a partilhar a sua opinião; não é obrigatório ler um livro até ao fim; partilhe o seu gosto e prazer pela leitura; proporcione momentos afetivos e regulares de leitura.

Sleepy time

04/12/17

Alimentação e linguagem: que relação? Será que existe uma relação entre o desenvolvimento da alimentação e o desenvolvimento da linguagem e da fala? E será que as crianças que se alimentam melhor falam melhor? O que significa alimentar-se bem? Significa mamar bem, saber engolir e mastigar ou comer de uma forma saudável?

Pais & Filhos

28/04/17

Que choro é este? Um bebé que chora muito é um bom comunicador! Alguma vez tinha pensado nisto? Se o escutarmos, com atenção e disponibilidade, vamos

descobrir a sua linguagem mágica.

Marketeer kids

04/12/17

Ouvir música e cantar ajudam a falar? No último trimestre de gravidez, o bebé é capaz de memorizar sons do exterior, como a melodia, entoação da fala ou da música. A música além de transmitir ideias, afectos, emoções e sentimentos, pode ser considerada uma forma de linguagem que exerce grande influência no desenvolvimento da criança e funcionamento cerebral.

Lifestyle

07/02/17

O que querem eles dizer-nos? O bebé chora, o bebé sorri, o bebé imita, o bebé mexe-se, o bebé comunica. A comunicação do bebé começa na fase intra-uterina, com os pontapés que dá na barriga mãe. Mas, afinal o que comunica o bebé?

Saber Viver

22/11/13

Descubra 5 estratégias para promover a linguagem do seu filho: fale diariamente com ele, ensine as palavras nos contextos, faça perguntas abertas, demonstre interesse no que diz e dê-lhe tempo e espaço.

Zen Energy

30/03/14

Todos os pais são os verdadeiros especialistas dos seus filhos e a comunicação não é excepção! São eles que nos exprimem verdadeiramente o que os seus filhos nos querem dizer!

© Joana Rombert